Protocolos Sanitários – Normatização

Todas as ações que antecedem a volta às aulas presenciais devem ser realizadas concomitantemente. Por isso e por ser uma questão de saúde e segurança, é necessária muita organização.

Os líderes da escola precisam de visão coletiva (mantenedor – diretor), gestores setoriais e equipes realizadoras. Quanto mais ações forem centralizadas em uma única pessoa, maiores serão as chances de erros nas atividades mais simples, o que na situação atual pode gerar grandes problemas.

Os processos organizacionais de retomada precisam seguir um sistema de checklist com gestão e cogestão de todas as tarefas. Seguem as etapas:

ETAPA 1 – REUNIÕES INICIAIS

  • O líder geral deve convocar os gestores de projetos específicos para cada área importante
  • Crie um calendário de reuniões com horários fixos
  • Apresente um protocolo de saúde o mais completo possível e peça para todos os integrantes estudarem. Não simplifique o manual, peque pelo excesso e não pela falta.
  • Monte um manual de protocolos único para colaboradores e prestadores de serviços.
  • Monte um manual de protocolos para as famílias e os alunos.

ETAPA 2 – REUNIÕES DE AÇÕES

  • Distribua as tarefas e obrigações de cada gestor em uma planilha checklist.
  • Periodicamente, faça uma rápida reunião com cada gestor para acompanhar a evolução das tarefas, verificar e corrigir eventuais erros.
  • Coloque em prática e teste antes de abrir para o público.

ETAPA 3 – TREINAMENTO

Após finalizar o programa de retomada das aulas presenciais é hora de treinar todos os envolvidos seguindo as etapas:

PARA OS COLABORADORES E PRESTADORES DE SERVIÇO

1º – Envio do manual de retomada para todos os colaboradores lerem

2º – Webinar geral para a apresentação

3º – Webinar por área ou setor

4º – Ensaio – agendar encontros presenciais para ensaio em diferentes horários

5º – Decorar a escola com a campanha “Sejam Bem-Vindos” e fixar toda a comunicação dos protocolos de segurança.

PARA AS FAMÍLIAS E ALUNOS

1º – Envio do manual pelo meio de comunicação oficial da escola

2º – Convite para Webinar

3º – Telefonemas para os não confirmados

4º – Gravar o webinar e enviar para quem não assistiu (não avisar que isso será feito) e disponibilizar no site

5º – Enviar a autorização e material de comunicação

6º – Telefonar para as famílias que não devolveram

7º – Enviar material de comunicação para casa ou entregar para o aluno no primeiro dia de aula

8º – Primeiro dia de aula – revisar todos os protocolos

9º – Entregar um brinde personalizado

ETAPA 4 – Comunicação

Neste momento a comunicação é de suma importância para que a volta às aulas seja tranquila e sem percalços. Para que se reduzam as chances dos pais não receberem os comunicados, utilize um plano de mídia, isto é, divulguem em todos os meios de comunicação que a escola dispõe.

Duas campanhas precisam ser apresentadas, uma de marketing para dar as boas-vindas, com foco no emocional e que expresse saudade, importância do aluno e desejo de que retornem; e outra com foco na saúde e na preocupação com o bem-estar.

Campanha de marketing de boas-vindas – utilize as estratégias de inbound marketing ,como posts nas redes sociais e banner no site, e de outbound, como a colocação de faixas ou banners na fachada e, se possível, entregue um brinde.

Para incentivar os alunos que ainda não voltaram, os que saíram e as prospecções, divulgue as sensações e emoções dos alunos e familiares do primeiro dia de aula.

Campanha de protocolos de volta às aulas – a divulgação precisa estar presente na casa de cada família, no trajeto para a escola, na entrada e nas suas dependências até o seu retorno. Apesar de não ser responsabilidade da escola, caso se contamine em casa ou no trajeto, o aluno poderá contaminar seus colegas e professores.

Abuse da comunicação visual com banners, cartazes, bandeirolas, adesivos e, preferencialmente, utilize o mesmo padrão de comunicação nas campanhas de boas-vindas e dos protocolos.

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *