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10 megatendências do mercado educacional

Megatendências são grandes forças transformadoras que moldam a sociedade e a economia. No caso do setor educacional privado, vivenciamos um momento de rápidas e profundas mudanças, algo não observado desde o pós-guerra, quando as mulheres retornaram ao mercado de trabalho e a queda na qualidade do ensino público impulsionaram o crescimento e a diversificação das escolas privadas. As principais mudanças que impactaram o mercado educacional são:

  1. A entrada dos grandes investidores no mercado educacional já ocorre há 15 anos e se dá em ondas com impactos significativos no mercado.
    O mercado premium tende a afetar um público bem restrito de escolas, como as internacionais. Por outro lado, as low cost tendem a influenciar os mercados regionais, principalmente nos dois primeiros anos, pelo seu custo-benefício e a nova onda de franquias pelo seu visual e organização.
  2. Mundo tecnológico – A pandemia impulsionou uma rápida adaptação das escolas ao ambiente virtual, onde a tecnologia desempenhou um papel essencial na transição para o ensino remoto. E a evolução não para por aí. As mudanças causadas pelas inteligências artificiais estão apenas no começo e irão impactar diretamente o modo de fazer educação.
  3. Sustentabilidade – A educação socioambiental ganhou destaque devido à necessidade intrínseca de melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente. Atualmente, vivenciamos os impactos das mudanças climáticas em nosso dia a dia, com as enchentes, o calor fora de época e o aumento da epidemia de dengue, ao contrário do que ocorria há tempos atrás, quando os problemas pareciam distantes e não nos afetavam diretamente, como proteger as tartarugas dos resíduos plásticos, lidar com o degelo polar e preservar espécies ameaçadas, como os pandas e os micos-leões-dourados.
  4. Escolacentrismo – Atualmente, é cada vez mais comum encontrar indivíduos enfrentando desafios emocionais, como depressão e ansiedade, e essa realidade não poupa sequer as crianças.
    Diante desse panorama, é imperativo que as escolas assumam seu papel central na formação integral e utilize a educação como uma ferramenta para instruir e influenciar as pessoas nas questões relacionadas à saúde física e mental.
  5. Escolas público-privadas na educação infantil – A entrada das escolas público-privadas na educação infantil afetou o mercado educacional. Mais estruturadas, essas escolas competem com as que atuam com um público de menor poder aquisitivo.
    A tendência do mercado é reduzir o número de escolas particulares com esse perfil. Para amenizar o impacto, as escolas precisam repensar o seu posicionamento e buscar o público de maior poder aquisitivo, mesmo em regiões mais módicas.
  6. Redução de alunos na educação infantil – Também observamos a mesma tendência de redução no número de alunos da educação infantil em escolas de porte maior que oferecem todos os segmentos educacionais.
    Esse fenômeno representa uma inversão em relação ao que era observado nos anos anteriores. Escolas maiores perdem alunos para instituições menores, as quais se multiplicaram e reduziram suas mensalidades devido à intensificação da concorrência de preços, motivada pela diminuição de alunos durante a pandemia. Além disso, essas escolas de menor porte também têm enfrentado uma redução no número de alunos nas regiões onde foram abertas novas unidades público-privadas.

Christian Coelho
CEO do Grupo Rabbit

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