Atraia o seu público usando técnicas do Inbound Marketing

Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais exigente e cansado de receber e-mails, ver banners e pop-ups vazios de conteúdo. A nova aposta é deixá-lo curioso, proporcionar informação, entretenimento e, se possível, surpreendê-lo.

O objetivo do Inbound Marketing é utilizar as ferramentas existentes no mundo digital, como blogs, redes sociais, webmails, call to action e landing pages, para atrair clientes, gerar leads e torná-los fiéis através da disseminação de conteúdo relevante.

Sistemas de busca – São imprescindíveis nos dias atuais em que a quantidade de informação não para de crescer. Os buscadores, além de ser uma fonte de conhecimento rápido, tornaram-se uma poderosa ferramenta comercial, pois não existe nada melhor do que o site da escola aparecer no topo da página inicial do Google.

Em um aparelho com Internet no qual você ainda não tenha entrado no site da escola, digite no Google – “escolas ou colégio do bairro…” Pense como se você fosse um pai morador da região da sua escola e que não conhece o nome da sua instituição e tente encontrá-la.

Para estar bem posicionado nos sistemas de busca, o site da escola precisa estar otimizado segundo as práticas denominadas SEO (Search Engine Optimization) para garantir um bom posicionamento na busca orgânica (não paga) e os links patrocinados (Google Adwords).

Não se sabe ao certo como é o funcionamento dos algoritmos do Google, mas é possível identificar algumas práticas de estruturação do site que favorecem a busca orgânica como: marketing de conteúdo com palavras-chave, tags, hiperlinks e backlinks (links presentes em outros sites que direcionam seus visitantes para o seu site).

Uma forma gratuita de melhorar a posição do site nos sistemas de busca, aumentar a divulgação e presentear os alunos e familiares com um benefício é através de um Clube de Descontos.

  • Clube de Descontos consiste em criar parcerias com empresas da região que proporcionam descontos e benefícios para os clientes da escola em troca de divulgação, através de newsletter enviado por e-mail, com seu link postado nas redes sociais e disponibilizado no site. As empresas participantes terão hiperlinks em suas marcas para a comodidade dos alunos e familiares e, em contrapartida, farão o mesmo, colocando o logotipo do colégio em seus sites com os backlinks.
  • Google Adwords – É o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave. É um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante. O objetivo de investir em links patrocinados é mostrar o site da escola na primeira página do Google e gerar Leads rapidamente.
  • Landing Page – Essa estratégia de páginas de conversão específica aumenta a chance de o visitante impactado ser convertido em Lead. Isso é mais difícil de acontecer se, ao clicar no anúncio, o usuário for direcionado a uma página qualquer do site da empresa, como por exemplo, a Home.
  • Remarketing – A principal função do remarketing é exibir anúncios para pessoas que já acessaram seu site/blog, ou usaram seu aplicativo em dispositivos móveis. Isso acontece por meio da exibição de anúncios que aparecem estrategicamente enquanto elas navegam na Internet, usam apps ou pesquisam no Google.

Depois que os usuários deixam sua página, ainda é possível alcançá-los quando estiverem pesquisando no Google, acessando a concorrência e usando outros aplicativos para dispositivos móveis.

Site – O site de uma instituição de ensino é a porta de entrada das prospecções e um local que converge os demais públicos-alvo (alunos e familiares) e plataformas digitais (links das mídias sociais, banners, pesquisas…).

O marketing de conteúdo irá proporcionar um número maior de palavras-chave e, consequentemente, melhorar o posicionamento da instituição nos sites de busca.

Depoimentos de famílias satisfeitas, principalmente em vídeos, não são apenas palavras, são pessoas de carne e osso que estão colocando seu nome naquele testemunho, passando muita confiança e respeito.

Redes sociais – Nada pior que uma rede social sem atualização constante. A escola precisa se organizar ou terceirizar esta tarefa. A falta de atualização deixa claro para as famílias a falta de estrutura ou esmero.

  • Monitoramento das redes sociais – Verifica os resultados, age para corrigir e melhorar as ações e estratégias digitais. Também mede a qualidade da imagem da marca, a opinião dos consumidores e aponta os problemas e reclamações que surgem nas mídias sociais.

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

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