Atração de leads – captação de famílias interessadas em matricular seu filho na escola.

A campanha de marketing tem o objetivo de divulgar a marca e os diferenciais da escola e transformá-los em leads, isto é, pessoas interessadas e que possuem um perfil adequado para matricular seus filhos na escola. Para tal, se faz necessário realizar uma campanha de propaganda completa, com ações de outbound (propagandas tradicionais como anúncio, folheto, placas e outdoor) e de inbound marketing (propaganda na internet).

As ações de outbound marketing variam de acordo com as especificidades de cada região circunvizinha à escola. Por exemplo, em um condomínio existe uma revista com grande penetração que compensa fazer um anúncio. Uma cidade do interior próxima a Goiânia possui na sua via de maior circulação totens similares a outdoors com custos aceitáveis; e em uma região periférica não verticalizada da cidade de Fortaleza a panfletagem tem surtido grande efeito.

O inbound marketing (marketing pela internet) tende a ser mais barato e funcionar em todas as regiões que possuem uma rede de internet com capacidade de transmissão e conexão razoável. A sugestão da Rabbit é criar uma campanha completa com um mote e um design exclusivo para cada escola incluindo peças de inbound e outbound marketing.

 

OUTBOUND MARKETING
Banner Fachada Principal peça de propaganda de outbound marketing.

Por mais que seja bonita, depois de alguns meses a fachada entra para o patrimônio histórico visual das pessoas, deixando de chamar atenção. Por isso, é imprescindível ter um banner ou faixa comercial.

Comunicação visual aberta A propaganda tradicional tem a finalidade de comunicar o mercado de forma ostensiva, promover a fixação da marca e auxiliar no posicionamento da instituição. As principais peças são: cartazes, anúncios, busdoor, outdoor, totem e spots de rádio.
Mídia impressa Distribuição de materiais gráficos (folhetos, convites, circulares e jornais). O público-alvo tem acesso a uma descrição mais detalhada da proposta da escola de forma visual e sinestésica.
Trade marketing Ações diretas com objetivo de captar leads em locais que possuem o mesmo público-alvo da escola, como promoções em lojas de bebês e escolas de inglês e day care em shoppings.

 

INBOUND MARKETING
Site É importante fazer um checklist no site e verificar se está adequado às estratégias de SEO (conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento do site nos sites de busca)

· CTA – Call To Action ou chamada para atenção é um link direto no site que leva para algo importante. O CTA deve possuir um destaque maior do que somente um botão de clique aqui ou saiba mais. Neste mundo do imediatismo as pessoas querem achar rapidamente o que procuram em todos os momentos, inclusive no site. Por isso, o CTA é imperativo para promover um conteúdo relevante ou uma campanha de captação de leads.

· Verificar o tempo de carregamento do site – uma página lenta tende a desanimar o prospect e fazer com que ele desista. Caso isso ocorra, peça para o seu web design verificar o tamanho das imagens, retirar os elementos supérfluos e analisar os códigos (html, Java, css…).

· Mobile – abra seu site no celular e verificar se todas as páginas, CTAs, landing pages, banners e pop-ups são responsivos e com fácil leitura.

· Palavras-chaves – cuidado com palavras-chaves genéricas que podem atrair, mas frustrar o usuário e aumentar a taxa de rejeição.

· Marketing de conteúdo – textos com mais de 2 mil caracteres tendem a melhorar o posicionamento do site do Google. Não se esqueça de focar na qualidade do conteúdo para que a pessoa se interesse e permaneça mais tempo no site.

· Vídeos – os vídeos possibilitam um dinamismo no site e melhoram o posicionamento nos motores de busca.

· Experiência do usuário – peça para um colega navegar e buscar determinadas informações no site e depois dar uma opinião.

· Destaque informações relevantes em negrito e itálico com links para a bibliografia.

· Utilize um abstract para resumir o principal objetivo do texto no primeiro parágrafo.

· Divida o texto em subtítulos com os objetivos e benefícios.

· Banner – utilize um banner do topo do site para divulgar as matrículas abertas com um link para a landing page.

· Alinhe o texto à esquerda.

· Utilize o link building – significa construir uma rede de links no seu site para mostrar aos buscadores que os conteúdos relevantes são muito importantes para as estratégias de SEO.

– Backlinks

– Hiperlinks

– Links internos

· Verifique a utilização das ferramentas do Google

 – Google Meu Negócio – é um recurso que permite se conectar com os clientes por meio da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

 – Google Search Console e Google Optimize (anteriormente, Google Webmaster Tools) – é um serviço gratuito que auxilia na melhor otimização do site.

Landing Page Para que a escola não deixe de proporcionar o retorno esperado às pessoas que preencheram a landing page, (página no site criada para captar os dados dos visitantes) é importante automatizar o processo de captação de leads, convergindo todos em um único local de forma organizada.

Assim, será possível proporcionar um rápido retorno e manter um contato periódico com os clientes em potencial.

Redes Sociais Amplamente difundida, as redes sociais são uma fonte de divulgação eficiente desde que seja bem utilizada, Segue algumas dicas importantes:

· Feed organizado vende menos – o mais importante é o conteúdo de cada post.

· Utilize Linktree na bio do instagram

· Sempre use hashtags

· Faça uma postagem por dia

· Utilize o Media Plan Organizer

· Monitore os resultados diariamente

· Poste no melhor horário

· Faça postagens de vídeos

· Crie relacionamento – responda aos comentários, mas evite os embates.

· Stories deve ter 30% das visualizações em relação ao número de seguidores.

· Humanize a rede social com a postagem dos colaboradores em atividades cotidianas e aniversariantes do mês.

· Poste nos Stories fotos do seu feed

· Utilize gifs para animar a postagem

· Utilize os destaques como forma de divulgar seus diferenciais

· Use os elementos de interação

– Faça uma pergunta

– Enquete

– Teste

– Contagem Regressiva

– Live

– Arrasta pra cima

E-MAIL Enviar as campanhas por WhatsApp para os leads por meio do disparador em massa do SIG COMERCIAL AKNA.
WhatsApp A escola pode utilizar ferramentas de envio em massa de conteúdo pelo WhatsApp para a sua base de leads.

 

Boas matrículas
Christian Rocha Coelho
CEO GRUPO RABBIT

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