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Não adianta ter pessoas certas nos lugares errados

Para que exista uma cultura organizacional eficiente em qualquer empresa é necessária à presença efetiva de um líder responsável nas três áreas primordiais: financeira/administrativa, de produção e comercial/comunicação.  E que cada colaborador tenha conhecimento e ciência de suas funções e sejam motivados e aprimorados por meio de monitoramento, análise de desempenho e reuniões de feedback constantes.

Com a cultura organizacional implantada a instituição terá muito mais facilidade em atingir seus objetivos. Mas somente chegará a excelência na prestação dos seus serviços se cada peça do tabuleiro estiver coloca em seu devido lugar, isto é, se cada pessoa, em especial os líderes possuírem os perfis corretos para suas funções.

Exemplo: Por mais que um determinado coordenador detenha o conhecimento técnico para efetuar um atendimento a um pai novo, se não tiver aptidão em vendas, dificilmente terá uma alta performance.

O mesmo caso ocorre para uma colaboradora que prefere coordenar a educação infantil, mas se submete a fazer o trabalho no fundamental II ou médio. Não adiante ter pessoas certas nos lugares errados.

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Portanto para se alcançar o sucesso no setor em que é responsável o colaborador necessita ter o perfil para a função ou cargo.  Perfil basicamente é a junção de dois fatores: comportamento e aptidão

  • Comportamento é a manifestação da personalidade. Na idade adulta é trabalhoso mudar traços comportamentais sem ajuda de um especialista. Eu penso que devido à formação humanista, as escolas tem a propensão de tentar por muito tempo mudar a mentalidade de alguns colaboradores em detrimento da qualidade da prestação dos seus serviços. É possível modificar algumas atitudes, com um bom trabalho de monitoramento, mas deve-se ponderar se vale a pena o esforço e se existe a disposição de ambas as partes. A forma mais fácil de descobrir é por meio de uma boa conversa.
  • Algumas pessoas, principalmente em cargos de liderança, com comportamentos negativos como as excessivamente pessimistas, agressivas e intransigentes podem comprometer os resultados e o bom andamento da instituição. Não adiante ter pessoas erradas em lugares certos
  • Aptidão (talento) é saber fazer bem feito. No âmbito da psicologia, a aptidão compreende tanto a capacidade cognitiva como as características emocionais e da personalidade do indivíduo. A aptidão está associada à inteligência, às habilidades inatas e aquelas resultantes de conhecimentos adquiridos.
  • Por fim, o indivíduo necessita possuir as qualificações e conhecimento necessários para exercer a função.

Exercício: Você está no lugar certo na sua empresa? Para saber quais são os seus talentos, pense nas atividades que você gosta de fazer, tem facilidade e interesse.

Talentos

PONTOS PORTES

Utiliza com qual frequência

MUITO – MÉDIO – POUCO

Existe outro cargo na empresa que este talento poderia ser melhor aproveitado – SIM – NÃO

 

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

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