Blog Rabbit

O lado bom da crise

O acúmulo de problemas e preocupações tem gerado desconforto emocional e até doenças psicossomáticas em uma parcela grande da população.

Além da terapia, que sugiro todos experimentarem, um dos principais remédios para reduzir o inconsciente depressivo é tentar ver as coisas por outro ângulo.

Conhecido nos meios acadêmicos como contenção cognitiva, ver as coisas por um ângulo positivo funciona como um supressor que reduz as emoções negativas que, naturalmente, tendem a se alastrar.

Podemos enxergar o mundo com olhos otimistas ou pessimistas. Se o problema já está instalado, não faz sentido piorá-lo com uma visão ainda mais negativa.

Segundo Eugênio Mussak, professor do MBA da FIA, a crise tem uma virtude: ela é desconfortável. E como as pessoas não gostam desta sensação tendem a se movimentar para que possam novamente se sentirem seguras e confortáveis.

Por exemplo, você está em uma ótima palestra, sentado em uma cadeira agradável e, apesar disso, de tempos em tempos muda de posição quando se sente desconfortável. Mesmo de forma inconsciente, sempre precisamos nos mexer. A necessidade está no cerne do ser humano.

Esta movimentação também deve ser consciente. Se você realizar a mesma coisa que faz há muito tempo, provavelmente terá mais dificuldade em transpor os novos obstáculos que estão por vir.

Independente da sua crença, existe uma energia que faz girar o círculo do sucesso ou do fracasso das empresas. Quando as coisas estão bem, em crescimento, dinheiro no caixa, equipe motivada, parece que atraímos somente coisas boas, como diz o ditado: “dinheiro chama dinheiro”.

Mas a recíproca é verdadeira quando a “bruxa está solta”, demissões, inadimplência, perda de alunos e desmotivação, parece que tudo vai ladeira abaixo. Não sei bem os fatores que movimentam estes círculos, mas, caso esteja no círculo errado, é hora de inovar e focar no seu time.

Gostaria de conhecer melhor a Rabbit Partnership? CLIQUE AQUI

Motivar a equipe

A palavra motivação deriva de “movimentação”, isto é, um ótimo remédio para sair da crise é correr dela, movimentar-se, empreender, incorporar novas tendências e sugestões.

Para que isso se torne mais claro, enumere três ações de mudanças e inovações que você introduziu ou precisa implantar na sua instituição:

Time comprometido

Uma empresa de sucesso é formada por pessoas de sucesso, e isso acontece quando a maioria dos colaboradores estão comprometidos com a cultura da empresa, são bem liderados e possuem profundo conhecimento de suas atribuições.

O problema ocorre quando a instituição possui condutores sem todos os predicados. Por isso, antes de contratar ou promover coordenadores, assistentes, gestores de comunicação e líder de atendimento, verifique se estes possuem todas as características necessárias. Caso tenha alguma dúvida, não promova e nem contrate.

Conhecimento Liderança Cultura
Domina plenamente o conteúdo exigido para exercer o cargo. Possui a inteligência interpessoal suficiente para motivar e gerenciar

os colaboradores.

Pode discordar de estratégias e determinadas atitudes do mantenedor, mas compactua com os mesmos princípios, dogmas e ideais.

A melhor maneira de gerir um momento difícil é estar em movimento permanente, aprendendo, inovando e adicionando novas competências.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *