Blog Rabbit

Capacitação de Adultos na Pandemia

Nos dias de hoje, em meio a mudanças rápidas e drásticas, para uma empresa permanecer competitiva, rentável ou pelo menos sobreviver, ela precisa passar por reestruturações periódicas em busca do aperfeiçoamento constante das suas estruturas organizacionais e comportamentais.

Para qualquer tipo de reestruturação acontecer é necessário que todos os colaboradores estejam abertos a mudanças de atitudes e quebrem seus paradigmas. É neste momento que o entendimento das técnicas de capacitação de adultos pode auxiliar e atuar como facilitador para que etapas sejam cumpridas com a menor resistência possível, e que as novas experiências provoquem sensações positivas, como o aumento de interesse, o desenvolvimento da autoestima e o espírito de equipe.

Segundo Malcolm Knowles em seu livro “The Adult Learner”, a aquisição de conhecimento ocorre em adultos por meio de um processo mais complexo do que em crianças e adolescentes. O livro sugere que a motivação dos adultos para aprender é a soma dos seguintes fatores:

1 – Confiança

Quando acompanhado, o adulto sente-se confiante em sua capacidade de experimentar ou adquirir um novo hábito, pois não está sozinho nesta empreitada. Ao seu lado existe uma pessoa com conhecimento e liderança para acompanhá-lo, ensiná-lo e apoiá-lo ao longo de uma nova experiência.

2 – Necessidade

Adultos são motivados a aprender à medida que percebem que as necessidades e interesses que buscam estão e continuarão sendo atendidos.

3 – Objetivos definidos

Sem saber aonde se quer chegar (objetivo), como conseguir (metas) e se o caminho está certo (análise de desempenho), não existe necessidade de se movimentar.

4 – Visão do todo

Os adultos têm uma profunda necessidade de se autodirigir: isto é, de serem responsáveis pela sua aprendizagem e estabelecerem seus próprios percursos educacionais. Para isso, é importante que eles tenham uma visão holística do processo e a ciência do planejamento estratégico.

Gostaria de conhecer melhor a Rabbit Partnership? CLIQUE AQUI

5 – Autonomia

O adulto sente-se motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos.

6 – Aprendizado experiencial

A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender. Ele aprende aquilo que faz e vivencia, sendo a experiência seu próprio livro.

7 – Valorização da empresa em que trabalha

Ninguém gosta de fazer parte de um time perdedor. As pessoas, de uma forma geral, motivam-se quando fazem parte de uma equipe de ponta, que alcança seus objetivos e é reconhecida por isso.

 

Christian Rocha Coelho
CEO GRUPO RABBIT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *