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2º. Semestre – Tendências e Estratégias

O tempo voou! Já estamos no final do primeiro semestre, época ideal para preparar a escola para o período de alta sazonalidade. De setembro deste ano a março do ano que vem é quando ocorrem a entrada e saída de alunos.

Um bom trabalho pedagógico e estratégias de rematrículas adequadas proporcionarão uma base sólida de faturamento para o próximo ano e uma dependência menor de alunos novos.

O ano passado foi um ano atípico, também no que se refere à renovação e captação de alunos novos. As famílias, em decorrência da insegurança e perda de renda, postergaram a decisão de rematricular seus filhos.

Ainda em março, muitos alunos não haviam efetuado suas matrículas. Este ano, com o progresso da vacinação e a melhora da economia, a sazonalidade tenderá a se normalizar.

RETORNO DE CLIENTES

Muitos alunos saíram no ano passado devido à impossibilidade da realização das aulas presenciais e por questões econômicas, como a redução de salário e perda de emprego. Com a retomada das aulas e a melhora da economia, existe uma grande chance desses alunos retornarem, pois a maioria não conseguiu ingressar na rede pública.

É importante ter mantido o relacionamento com estas famílias por meio do envio de conteúdo pedagógico ao longo deste período de distanciamento, mesmo para os alunos inadimplentes. Caso isso não tenha ocorrido, ainda há todo o segundo semestre para realizar esta ação.

Entre em contato até o final do mês por telefone com todos os ex-alunos e convide-os a regressar à escola no 2º semestre. Concomitante com o lançamento da rematrícula em setembro, esta ação precisa ser refeita.

Não desista desses clientes!

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REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA

Devido aos efeitos da pandemia, como a perda de emprego e o fechamento das escolas, no ano passado ocorreu a maior inadimplência da história recente, que alcançou seu maior patamar no final do primeiro semestre (22%) e manteve-se estável até ocorrer uma leve queda nos índices com as rematrículas (19%).

O lançamento das rematrículas servirá como uma alavanca para a redução da inadimplência se a escola realizar as seguintes práticas:

  • Entrar em contato com os inadimplentes já em agosto e comunicar que a rematrícula não será efetuada caso o débito não seja quitado.
  • Para não causar constrangimento, todos os alunos têm que receber o comunicado da rematrícula, porém, o conteúdo interno poderá ser alterado. No lugar do link do software, a escola enviará um comunicado associando a quitação do débito do cliente à rematrícula, forçando os inadimplentes a tomarem uma decisão.
  • Os pagamentos das negociações não podem ultrapassar o final deste ano.

A IMPORTÂNCIA DO CORPO DOCENTE

Nada é mais relevante para que ocorra uma rematrícula bem-sucedida do que uma aula bem realizada e um professor motivado. Para isso, a escola precisa emponderá-lo desta relevância no que tange a dar continuidade aos bons serviços prestados e ficar atento aos sinais que os alunos expressam.

Um plano motivacional de meritocracia é um bom incentivo para motivá-lo neste movimento. É importante ressaltar que as vantagens adicionais oferecidas ao colaborador não devem depender apenas das matrículas ou renovações dos alunos, mas priorizar o aumento da qualidade do trabalho pedagógico, do atendimento ou da produção.

Para que uma estratégia meritocrática funcione plenamente é importante que haja uma explicação inicial e o acompanhamento dos resultados pelos participantes. Para isso, faz-se necessária a apresentação das regras e premiações, além do feedback semanal.

As premiações não podem ter um valor inferior a 30% do salário dos professores e deverão ser entregues ao final do processo em forma de dinheiro, presentes, serviços ou cursos

Boas rematrículas

Christian Rocha Coelho
CEO GRUPO RABBIT

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