Blog Rabbit

6 dicas para potencializar a sua gestão e liderança

1 – Liderança participativa

A estrutura de uma gestão eficiente, nos dias de hoje, precisa incrementar os pilares clássicos, como a sistematização dos processos, acompanhamento do desempenho e governança eficiente, com estratégias que propiciem um olhar individualizado.

O desafio do líder atual é equacionar uma gestão organizacional focada na busca incessante dos objetivos da instituição e melhorar a performance do time com uma cultura da empresa que propicie uma liderança participativa e promova a autonomia do grupo. O desequilíbrio entre os dois pilares propiciará a falta de engajamento e, consequentemente, o aumento da ineficácia.

Existe um contraponto. Quando o time possui autonomia e está muito motivado, pode ocorrer o aumento da quantidade de sugestões e o setor perder o foco e a priorização. Ainda assim, não se deve desestimular um time engajado, mesmo quando as ideias são malucas.

O importante é conduzir toda a energia criativa para os objetivos prioritários da empresa. E isto somente ocorrerá se o líder tiver clareza das suas metas e objetivos.

Obviamente, o papel do líder não é aceitar todas as sugestões do seu time, é preciso que haja um filtro e utilizá-lo quando necessário. O importante é escutar as sugestões e, caso sejam rejeitadas, explicar os motivos.

2 – Shadow Management

Quando um colaborador é novo na escola ou precisa de ajuda, os líderes destacam uma pessoa mais experiente para acompanhá-lo de perto e auxiliá-lo no desenvolvimento das funções, apresentação da cultura da empresa e correção da rota.

Como os colaboradores demoram de quatro a seis meses para se engajar totalmente na nova empresa, um shadow management será de suma importância para que a escola não perca tempo e reduza seu turnover.

3 – Reuniões de conselho

Um encontro semanal de 45 minutos a uma hora com os líderes da corporação é imprescindível para que a escola crie um planejamento estratégico, consiga priorizar suas tomadas de decisões e focar nas ações prioritárias. Ademais, as reuniões de conselho periódicas fazem muito bem para os líderes da geração baby boomer.

Nestes encontros, não se deve falar de questões diárias e pontuais de baixa relevância. O foco deve ser a análise de tarefas críticas, problemas graves, correção de rota e proposta de inovação e aprimoramento.

Gostaria de conhecer melhor a Rabbit Partnership? CLIQUE AQUI

4 – Momentos de interação diversificados

A tendência natural das pessoas é conviver com outras que possuam a mesma visão de mundo, e isso ocorre, geralmente, com colegas das mesmas gerações.

Um erro de liderança é se aproximar de seus iguais e se distanciar dos colaboradores de outras gerações. Isso fica mais claro nos poucos momentos de interação social, como no almoço, horário do café e visitas às salas dos professores.

É preciso manter o equilíbrio nos relacionamentos com todas as gerações, mesmo que às vezes você não se sinta tão à vontade.

5 – Definição de objetivos

Envolver todos os colaboradores na definição de metas e objetivos é garantia de que estejam focados em contribuir para o sucesso da instituição.

Ao utilizar a ferramenta de análise SWOT, a empresa terá maiores chances de engajar os times e criar uma linha de raciocínio.

6 – Banco de ideias

Registre as sugestões de melhorias apresentadas por todos os colaboradores para que não desapareçam.

Analise as informações periodicamente, divulgue as ideias e seus autores, e disponibilize o conteúdo para que sirva de inspiração.

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *