Blog Rabbit

Rematrículas – Como aumentar o engajamento das famílias e prospecções

Quanto mais os pais compreenderem o processo de ensino-aprendizagem, maior será a chance de materializarem o que foi desenvolvido nas aulas e perceberem a evolução gradual dos seus filhos. O resultado das rematrículas está intrinsecamente associado à valorização da prestação dos serviços das escolas.

A importância da documentação e divulgação dos objetivos pedagógicos se tornou ainda mais relevante este ano devido às alterações da sazonalidade, que será mais extensa e com uma queda nos resultados durante as eleições e Copa do Mundo.

Registrar o conteúdo pedagógico é uma prática rotineira dos professores, no entanto, a sua comunicação ainda fica muito aquém do necessário para promover o institucional da escola.

É relevante que a divulgação dos registros seja constante e que siga uma linha do tempo para que os pais compreendam a trajetória, o desenvolvimento e as conquistas dos alunos.

Então, por que uma grande parte das escolas tem dificuldade em promover seus serviços pedagógicos? A falha está na falta de tempo e gestão dos processos, dificuldades que também afetam outros setores da organização.

Algumas práticas podem auxiliar a mitigar este problema:

  • Intitule um responsável para administrar o projeto. Pode ser a recepcionista, uma coordenadora ou qualquer outra pessoa que se disponha a realizar esta função.
  • Crie uma rotina com horário fixo de 30 minutos para realizar a tarefa.
  • Divida as tarefas e cobre as entregas: uma vez por semana, um professor fica encarregado de enviar fotos e vídeos do projeto que está sendo realizado.
  • Utilize um dos horários para realizar um checklist com o responsável pelas ações.
  • Não desista – a dificuldade em seguir os combinados irá melhorar gradativamente.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que a escola obtenha os resultados esperados:

  • Foque nas ações concretas, de possível mensuração e ilustrativas, e utilize os argumentos teóricos como apoio.
  • Destaque os registros visuais que proporcionam mais emoções e possibilitam um entendimento mais rápido. Sempre apresente os objetivos, intencionalidade e benefícios das ações realizadas.
  • Priorize a produção dos alunos.
  • Técnica do abstract – prefira os textos curtos (2 parágrafos) com os objetivos e benefícios do projeto.

Divulgação – O ideal é que seja multimídia, isto é, empregar todas as ferramentas que a escola dispõe com constância e periodicidade.

  • Portfólios – Por ser mais detalhado, possibilita uma visão ampla do projeto pedagógico.
  • Diário de bordo – Durante a vivência de um projeto, apresentar a sua evolução mediante explicação pelos alunos.
  • Making of – Registrar a pré-produção dos eventos e projetos, desde que tenha a participação dos alunos.
  • Enviar e postar periodicamente conteúdo pela agenda eletrônica ou WhatsApp.
  • Enquetes – Interagir com as famílias por meio de perguntas como: “o que achou?”, “sugestões”…
  • Postar os elogios nas redes sociais.
  • Divulgar depoimentos de pais, colaboradores e alunos é uma das principais formas de aumentar o institucional das escolas.

Dica especial de registro de satisfação:

A maioria das escolas realiza, neste período do ano, a pesquisa de satisfação, mas poucas a utilizam como forma de divulgação dos seus diferenciais e qualidades. Apresente para as famílias e prospects as informações relevantes e positivas.

Boas rematrículas!

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *