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Etapas para criar o posicionamento estratégico da sua escola

Posicionamento estratégico é como a escola apresenta a sua posição única e diferenciada no mercado. É um processo de análise e planejamento que visa identificar as necessidades e influências dos alunos e famílias, as forças e fraquezas dos concorrentes e as vantagens competitivas da própria instituição.

O posicionamento estratégico ajuda a escola a se concentrar em um público específico, e não mais em todos os clientes em potencial que moram no seu entorno. A seguir, apresentarei as 5 etapas para a sua construção:

1 – DNA

O DNA de uma escola é uma metáfora utilizada para descrever as características que definem sua identidade, cultura e proposta pedagógica.

Faz parte do DNA da escola: sua história, missão, visão e valores, que estabelecem o seu propósito e as crenças que guiam suas ações e principais decisões.

Também inclui outros aspectos, como a cultura, o estilo de liderança, a estrutura e os processos internos, que influenciam a forma como a instituição opera e se relaciona com seus funcionários, alunos e familiares.

2 – QUALIDADES

Defina as 3 principais qualidades da sua escola. Exemplo: acolhimento, conteúdo acadêmico, corpo docente, etc.

3 – BENCHMARKING

Consiste em avaliar e comparar o desempenho, as estratégias e os resultados de uma empresa com seus concorrentes diretos ou outras organizações que são líderes ou referências no segmento.

4 – POSIONAMENTO ESTRATÉGICO

É como a escola apresenta a sua posição única e diferenciada no mercado. É um processo de análise e planejamento que visa identificar as necessidades e influências dos alunos e famílias, as forças e fraquezas dos concorrentes e as vantagens competitivas da própria instituição.

O posicionamento estratégico ajuda a escola a se concentrar em um público específico, e não mais em todos os clientes em potencial que moram no seu entorno. A ideia é pescar com uma vara e não mais com uma rede. O foco são os clientes que acreditam e comungam com o DNA da escola e, por isso, a valorizam mais e se propõem a pagar o preço justo. Quando a empresa, o serviço e os clientes estão alinhados, reduz-se a necessidade de conceder descontos.

Esse processo envolve a seleção dos atributos que a empresa deseja associar à sua marca e a escolha da estratégia de comunicação mais adequada para transmitir essa mensagem ao mercado.

Escolha entre os 3 diferenciais (item2), o mais proeminente e enfatize como o principal diferencial da escola nas campanhas externas.

Exemplo:

Conteudista – Focada nos resultados dos vestibulares para quem deseja ingressar em escolas técnicas e faculdades de ponta.

Modernista – Possui uma estrutura de aprendizagem mais flexível e eclética, baseada em projetos, metodologias ativas, design thinking, STEAM, how-to-live, pikler.

Confessionais – Educação integral, humanista e cristã, onde o filho terá, além de uma preparação acadêmica consistente, a formação de valores e a religiosidade.

O posicionamento começa de dentro para fora – O professor é o maior formador de opinião da escola, por isso precisa compreender e estar com os diferenciais na ponta da língua, principalmente no período de rematrículas.

5 – NORTEADOR

O posicionamento estratégico deve ser utilizado como uma bússola que norteará o corpo docente no desenvolvimento de ações concretas ao longo do ano.

Exemplo: Uma escola cujo posicionamento prioriza o relacionamento e o acolhimento precisa focar sua energia para tornar esse diferencial cada vez mais aparente e palatável para todos os públicos envolvidos.

No dia a dia, as famílias, alunos e prospects provenientes de indicação presenciam as propriedades acolhedoras da escola, mas talvez sem a clareza e intensidade que mereçam.

Para evidenciar melhor e tornar mais visível o diferencial perante os olhos das famílias, a escola tem a iniciativa de entrar em contato com os responsáveis por telefone para passar um feedback do desenvolvimento dos seus filhos, sempre enfatizando os aspectos positivos. Ao longo do tempo, outras ações foram criadas com o mesmo objetivo

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

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