Blog Rabbit

O papel do líder na formação da cultura organizacional da escola

A cultura da empresa é uma ferramenta poderosa de gestão. Ela nasce dos valores do líder e se consolida com as atitudes dos funcionários. Quando o mantenedor, diretor e coordenador expressam claramente suas opiniões e valores, criam as bases comportamentais, de prioridades e atitudes que são seguidas por todos. Portanto, sempre dê o exemplo, pois as atitudes dos líderes ditam o sucesso ou o fracasso da empresa.

Este consciente e inconsciente coletivo, geralmente subestimados, são um dos principais fatores que levam ao sucesso de um empreendimento. Chris Zook e James Allen, líderes da Consultoria Bain & Company e fundadores do Bain Founder´s Mentality 100, uma rede global de empresas de alto crescimento e autores do best-seller The Founder´s Mentality, chamam este estado de espírito de  “As mentalidades do fundador”, que significa “todos pensam e agem como donos da escola”.

Segundo os consultores, uma empresa tem esta mentalidade quando seus funcionários encaram os princípios e o estilo empreendedor característicos dos grandes fundadores.

Clayton M. Christensen, professor de administração de Harvard e autor do livro The Innovator´s Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail, afirma que “para alguns executivos desenvolver uma operação significa, necessariamente, abandonar a antiga, e eles relutam em fazer isso pois ela funciona”.

As colocações do professor Clayton se aplicam às escolas: diretores e coordenadores não inovam por acharem que tudo está funcionando, mesmo que de forma inadequada e com resultados medianos. Por que mudar se a escola funciona há muito tempo desta forma?

Organograma funcional: Premissa básica de qualquer negócio
que visa ao crescimento sustentável.

          A organização ocorre quando os líderes possuem uma visão holística da empresa para identificar as áreas que funcionam a contento e as lacunas que precisam melhorar. Para que cada indivíduo cumpra suas tarefas é importante construir um organograma funcional que propicie a visualização e compreensão do funcionamento das relações da empresa e sua estrutura interna de trabalho. O organograma funcional é elaborado de forma que possa ser facilmente interpretado e que se mostre flexível às mudanças.

A imagem mostra de cima para baixo os cargos existentes na escola, com sua devida posição, dos líderes até as funções estritamente operacionais.

É imprescindível que todas as áreas e setores tenham responsáveis. Estes poderão acumular várias atribuições dependendo do tamanho e infraestrutura da instituição.

A ilustração do organograma funcional está subdividida em dois tipos de funções: liderança (direção, gerência, supervisão) e operacional.

As funções de direção, gerência e supervisão são atividades que necessitam de uma grande quantidade de inteligência relacional e um calendário de horários fixos focado nas prioridades, enquanto que as funções operacionais, por dispender muito tempo dos colaboradores, precisam de padronização, rotina e metas claras.

O treinamento e a capacitação são imprescindíveis para o desenvolvimento de um bom trabalho. Quanto mais capacitados forem os colaboradores que exercem funções operacionais, menor será o trabalho dos líderes. O coordenador e o supervisor atuarão como assessores e não como fiscalizadores. Por este motivo é importante criar a cultura na empresa de instrução periódica. A Rabbit dispõe de um programa de capacitação completo para auxiliar as escolas nesta empreitada.

 

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *