- Ser transparente e compartilhar emoções positivas e negativas diminui o preconceito em relação ao que sentimos e possibilita aos colaboradores se arriscarem e pedir ajuda. Fale abertamente sobre a situação da empresa sem utilizar o tom de ameaça.
É importante que o mantenedor e/ou diretor participe ocasionalmente das reuniões on-line para um bate-papo.
Demonstre o comprometimento que a empresa tem com os seus funcionários. Um exemplo negativo ficou famoso quando uma faculdade demitiu muitos professores por WhatsApp e substituiu as aulas por palestras motivacionais.
- Proximidade e gestão de crise pessoal – Fique de olho nos sinais, a estafa mental é precedida de diversos sintomas, como queda de produtividade, apatia, agressividade, tristeza e dificuldade em se concentrar. O que está dentro das possibilidades dos líderes é mostrar sua preocupação, tentar aliviar ou resolver os problemas e escutar os anseios e necessidades do seu time.
- Uma questão que pode ter passado despercebida foi a redução da integração geracional. Os líderes precisam ficar atentos aos diferentes perfis de maturidade e tratá-los de forma personalizada.
- Neste momento de “nervos a flor da pele” as chances do feedback ser mal interpretado é muito grande. Algumas empresas como a Bain Company, uma das mais conceituadas consultorias do mundo, conseguiu criar a cultura dos pedidos de feedback por parte dos colaboradores.
- A tendência natural do ser humano é dar mais atenção às pessoas com quem tem mais afinidade e apreço em detrimento das demais. Isto ainda fica mais evidente nas reuniões on-line. Uma forma de equalizar as atenções e os elogios é utilizar um mapa de construção afetiva. É muito simples de usar:
Escreva o nome dos colaboradores da sua equipe, busque na memória quando foi que elogiou cada integrante pela última vez e anote os casos que recordar. Neste momento já é possível observar se a sua liderança individual está equilibrada ou algum colaborador precisa de mais atenção.
Anote diariamente todas as ações de valorização pessoal que praticar durante no mínimo duas semanas, equilibre a atenção e avalie o motivo das dificuldades em elogiar determinadas pessoas.
- Todos os ritos, cultos e filosofias que moldam o jeito de ser da escola nasceram com a interação social dentro da empresa. O tempo de confinamento pode reduzir a disseminação da cultura da empresa e proporcionar desalinhamento de expectativas e erros comportamentais.
Quando a cultura interna está clara para os colaboradores, as expectativas serão atendidas e o nome da escola transmitirá confiança, aumentado a lealdade entre a escola e seus clientes. Aproveite a semana de planejamento para exercitar a percepção que todos os colaboradores têm em relação à cultura da instituição. Para isso, faz-se rever o seu propósito, valores e a proposta pedagógica.
- Será imperativo para que todas as estratégias administrativas, de comunicação e pedagógicas sejam realizadas com excelência, a organização da rotina dos colaboradores, a revisão dos principais processos e descrição das tarefas mais importantes, a implantação de métricas avaliativas e feedbacks periódicos.
Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit