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8 passos para fazer as melhores escolhas

Em um mercado em franca transformação, como o educacional, haverá obstáculos e, principalmente, muitas oportunidades. Mas para desfrutá-las é preciso aprender a separar as tendências dos modismos, verificar se realmente o investimento de tempo ou dinheiro vale a pena e qual o impacto e benefícios que ocasionarão.

Apresento 8 sugestões para refletir antes de tomar uma atitude:

  1. Toda escolha implica em abrir mão de algo – Veja se vale mesmo a pena e o impacto em todos os stakeholders (todos os interessados, como nossos familiares, alunos, colaboradores, líderes…).
  2. Aprenda com os erros – Muitas vezes seguimos os mesmos padrões sem perceber. Verifique se você passou por algum episódio parecido e reflita sobre os desdobramentos. Mas, cuidado com o preconceito.
  3. Comece pelo fim – Faça a pergunta: O que a escola irá ganhar com isso? O projeto está alinhado com o propósito da empresa?
  4. Não seja impulsivo – Ser rápido demais na tomada de decisão é tão ruim quanto demorar. Se possível, passe por uma noite de sono para que as informações sejam consolidadas e organizadas na memória de longo prazo. Também não fique estagnado e perca “o time”.
  5. Planejamento – Inicie a jornada sabendo aonde quer chegar. Defina um objetivo final e subdivida as ações de forma concreta e com período determinado. A cada meta, verifique se você está no caminho certo ou se precisa de correção de rota.

O período de alta sazonalidade é o momento ideal para testar essa prática. Periodicamente, peça e dê feedbacks.

  1. Fundamentação técnica – Sempre que possível, consulte um especialista. Além de ter vivenciado a experiência muitas vezes, um olhar de fora é menos propenso a interferências emocionais.
  2. Opiniões das pessoas certas no momento certo – Várias cabeças pensam mais que uma. Realize, semanalmente, reuniões de conselho com os mantenedores, diretores e coordenadores para analisar as possibilidades e necessidades da escola.
  3. Análise SWOT – É uma dinâmica que auxilia os líderes no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, pois ajuda a identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio a partir de um estudo aprofundado de fatores internos e externos. A Rabbit pode auxiliar a sua escola na realização desse exercício.

“É muito melhor atrever-se a fazer coisas poderosas, vencer batalhas gloriosas, ainda que alternadas de fracassos, do que ter um desses espíritos pobres, que nem comemoram muito, nem sofrem muito, porque vivem no intermediário, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota.”

 Theodore Roosevelt

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

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