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Mudanças no mercado educacional

Estamos em um novo momento, com todas as características de um planeta que passou por um grande cataclismo, como o que acontece depois de uma grande guerra.

Um montante maior de pessoas instáveis, recessão e mudanças de prioridade são características dessa era pós-pandemia.

O mercado educacional também é influenciado pela situação atual, com pessoas mais intransigentes e com dificuldades econômicas. Além disso, a profissionalização da concorrência advinda da entrada de grandes players já iniciou a transformação da educação no País.

A consolidação do mercado educacional no Brasil terá diferentes impactos na qualidade da educação e no acesso a ela.

O lado positivo está associado à entrada de grandes investimentos em infraestrutura, tecnologia e inovação no setor. Porém, a rápida concentração do mercado de escolas regulares levará ao monopólio de algumas empresas, como ocorreu no ensino superior, o que pode prejudicar a diversidade e qualidade da oferta educacional.

Essa mudança tem ocorrido em ondas, a primeira com a entrada de escolas premium com valores estratosféricos visando se tornarem referências no mercado. Depois, o surgimento de uma grande quantidade de escolas low cost com bom custo x benefício e, por último, o início da consolidação das escolas de educação infantil.

A nova modalidade, que está ainda em teste, é a incubadora de instituições de ensino. Os players se associam às escolas, organizam as questões financeiras e fiscais, e as auxiliam a crescerem, já com a prerrogativa de serem vendidas quando alcançarem os objetivos predeterminados.

O desafio para os mantenedores que participarem desse novo modelo é conviver com um sócio com um viés mais mercantilista durante alguns anos e que, possivelmente, não comunga com as suas ideias.

O que fazer mediante esse cenário?

Com as mesmas estratégias das grandes corporações (política de preços competitivos, investimento em infraestrutura e tecnologia), nossas escolas conseguirão apenas empatar o jogo.

É necessário focar nos diferenciais que são mais difíceis de serem replicados, como a instituição possuir uma mantenedora referência, com personalidade e alma, e uma proposta pedagógica construída ao longo de muitos anos e inúmeras reuniões de planejamento.

Diante desse contexto, é importante que a direção apareça nas redes sociais, envie áudios e vídeos pela agenda eletrônica, participe das festas e reuniões de pais e, ocasionalmente, esteja no portão.

Divulgar o seu diferencial – Começa de dentro para fora. O professor é o maior formador de opinião da escola, por isso precisa compreender e estar com os diferenciais na ponta da língua, principalmente no período de rematrículas.

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

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