Blog Rabbit

Registro do conteúdo pedagógico – A maior propaganda para a escola

Quanto mais os pais compreenderem o processo de ensino-aprendizagem, maior será a chance de materializarem o que foi desenvolvido nas aulas e perceberem a evolução gradual dos seus filhos. O resultado das rematrículas está intrinsecamente associado à valorização da prestação dos serviços das escolas.

Registrar o conteúdo pedagógico é uma prática rotineira dos professores, no entanto, a sua divulgação ainda fica muito aquém do necessário para promover o institucional da escola.

É relevante que a divulgação dos registros seja constante e que siga uma linha do tempo para que os pais compreendam a trajetória, o desenvolvimento e as conquistas dos alunos.

Então, por que uma grande parte das escolas tem dificuldade em promover seus serviços pedagógicos? A falha está na falta de tempo e gestão dos processos, dificuldades que também afetam outros setores da organização.

Algumas práticas podem auxiliar e solucionar este problema:

  • Intitule um responsável para administrar o projeto. Pode ser a recepcionista, um coordenador ou qualquer outra pessoa que se disponha a realizar essa atividade.
  • Crie uma rotina com um horário fixo de 30 minutos para realizar a tarefa.
  • Utilize durante o ano todo o departamento de criação e digital da Rabbit.
  • Divida as tarefas e cobre as entregas: 1 dia por semana um professor fica encarregado de enviar fotos e vídeos do projeto que está sendo realizado.

Alguns cuidados precisam ser tomados para que a escola obtenha os resultados esperados:

  • Foque nas ações concretas, de possível mensuração e ilustrativas, e utilize os argumentos teóricos.
  • Destaque os registros visuais que proporcionam mais emoções e possibilitam um entendimento mais rápido. Sempre apresente os objetivos, intencionalidade e benefícios das ações realizadas.
  • Priorize a produção dos alunos.
  • Técnica do abstract – prefira os textos curtos (2 parágrafos) com os objetivos e benefícios do projeto.

Divulgação

O ideal é que seja multimídia, isto é, empregar todas as ferramentas que a escola dispõe com constância e periodicidade.

  • Portfólios – Por ser mais detalhado, possibilita uma visão ampla do projeto pedagógico.
  • Diário de bordo – Durante a vivência de um projeto, apresentar a sua evolução mediante explicação pelos alunos.
  • Making of – Registrar a pré-produção dos eventos e projetos, desde que tenham a participação dos alunos.
  • Enviar e postar periodicamente conteúdo pela agenda eletrônica ou WhatsApp.
  • Enquetes – Interagir com as famílias, por meio de perguntas: o que achou, sugestões…
  • Depoimentos e elogios de pais, colaboradores e alunos – É uma das principais formas de aumentar o institucional das escolas. Divulgue nas redes sociais e no site.

Christian Rocha Coelho
CEO do Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *