SEMANA DE PLANEJAMENTO 2021 – Algumas medidas dos líderes podem ajudar na gestão das pessoas e estimular a melhora na qualidade de vida do seu time

  • Ser transparente e compartilhar emoções positivas e negativas diminui o preconceito em relação ao que sentimos e possibilita aos colaboradores se arriscarem e pedir ajuda. Fale abertamente sobre a situação da empresa sem utilizar o tom de ameaça.
    É importante que o mantenedor e/ou diretor participe ocasionalmente das reuniões on-line para um bate-papo.
    Demonstre o comprometimento que a empresa tem com os seus funcionários. Um exemplo negativo ficou famoso quando uma faculdade demitiu muitos professores por WhatsApp e substituiu as aulas por palestras motivacionais.
  • Proximidade e gestão de crise pessoal – Fique de olho nos sinais, a estafa mental é precedida de diversos sintomas, como queda de produtividade, apatia, agressividade, tristeza e dificuldade em se concentrar. O que está dentro das possibilidades dos líderes é mostrar sua preocupação, tentar aliviar ou resolver os problemas e escutar os anseios e necessidades do seu time.
  • Uma questão que pode ter passado despercebida foi a redução da integração geracional. Os líderes precisam ficar atentos aos diferentes perfis de maturidade e tratá-los de forma personalizada.
  • Neste momento de “nervos a flor da pele” as chances do feedback ser mal interpretado é muito grande. Algumas empresas como a Bain Company, uma das mais conceituadas consultorias do mundo, conseguiu criar a cultura dos pedidos de feedback por parte dos colaboradores.
  • A tendência natural do ser humano é dar mais atenção às pessoas com quem tem mais afinidade e apreço em detrimento das demais. Isto ainda fica mais evidente nas reuniões on-line. Uma forma de equalizar as atenções e os elogios é utilizar um mapa de construção afetiva. É muito simples de usar:
    Escreva o nome dos colaboradores da sua equipe, busque na memória quando foi que elogiou cada integrante pela última vez e anote os casos que recordar. Neste momento já é possível observar se a sua liderança individual está equilibrada ou algum colaborador precisa de mais atenção.
    Anote diariamente todas as ações de valorização pessoal que praticar durante no mínimo duas semanas, equilibre a atenção e avalie o motivo das dificuldades em elogiar determinadas pessoas.
  • Todos os ritos, cultos e filosofias que moldam o jeito de ser da escola nasceram com a interação social dentro da empresa. O tempo de confinamento pode reduzir a disseminação da cultura da empresa e proporcionar desalinhamento de expectativas e erros comportamentais.
    Quando a cultura interna está clara para os colaboradores, as expectativas serão atendidas e o nome da escola transmitirá confiança, aumentado a lealdade entre a escola e seus clientes. Aproveite a semana de planejamento para exercitar a percepção que todos os colaboradores têm em relação à cultura da instituição. Para isso, faz-se rever o seu propósito, valores e a proposta pedagógica.
  • Será imperativo para que todas as estratégias administrativas, de comunicação e pedagógicas sejam realizadas com excelência, a organização da rotina dos colaboradores, a revisão dos principais processos e descrição das tarefas mais importantes, a implantação de métricas avaliativas e feedbacks periódicos.

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *