Blog Rabbit

O mecanismo da resiliência

Todos os caminhos têm obstáculos, por isso, a resiliência é uma característica importante para as pessoas que buscam suas realizações.

Resiliência é um termo originado da física que descreve a habilidade das pessoas em enfrentar desafios, superar pressões, obstáculos e problemas, e responder de maneira positiva a essas situações.

É uma qualidade encontrada em indivíduos altamente adaptáveis, que conseguem lidar com adversidades com serenidade mesmo em momentos de estresse.

Exercício: Conheça seu grau de resiliência preenchendo o questionário a seguir. Para obter resultados precisos, é fundamental ser totalmente honesto. Ao responder a cada afirmação, atribua uma nota de 1 a 5, seguindo as instruções abaixo. Este questionário foi retirado do livro “35 Testes para avaliar suas habilidades profissionais – Volume I”, escrito por Ernesto Artur Berg e publicado pela Editora Juruá.

Níveis de resiliência

  • MUITO ALTO – De 80 a 100 pontos. Seu nível de resiliência é ótimo. Você tem adaptabilidade e flexibilidade, sabe como lidar com situações antagônicas e se recuperar de crises e ocasiões adversas.
  • ALTO – De 65 a 79 pontos. Você tem boa resiliência e capacidade de enfrentar crises, mas, às vezes, tem dificuldade de confrontar determinadas situações antagônicas ou que sejam novas.
  • BOM – De 50 a 64 pontos. Você consegue administrar parcialmente algumas circunstâncias adversas, mas em outros momentos, falta-lhe a habilidade de adaptação e flexibilidade perante situações inesperadas.   
  • REGULAR – De 40 a 49 pontos. Você tem muita dificuldade de enfrentar conjunturas anormais ou crises emergentes. Acrescente mais flexibilidade à sua vida e esteja mais aberto a lidar com os problemas de maneira diferente e mais salutar no futuro.
  • BAIXO – Abaixo de 40 pontos. Seu nível de resiliência é baixo, o que pode fazer você sentir-se vítima das circunstâncias. Você realmente precisa trabalhar sua maneira de enfrentar e lidar com crises e adversidades.

De acordo com os pesquisadores e doutores britânicos Michael Pluess e Aneta Tunariu, cada indivíduo possui o potencial para desenvolver a resiliência, que é ativado pelas experiências emocionais e pelos relacionamentos que construíram ao longo da vida. Embora muitas pesquisas indiquem a presença de um componente genético na resiliência, essa característica pode ser cultivada e aprimorada ao longo do tempo.

A jornalista americana Diane Coutu, que atuou como correspondente para a Time e o The Wall Street Journal Europe e também como editora de psicologia da Harvard Business Review, explorou em um de seus artigos o mecanismo da resiliência, procurando responder à pergunta: “Por que algumas pessoas conseguem avançar mais do que outras após enfrentar adversidades?”

Ela argumenta que essa característica de personalidade se tornou fundamental para que uma pessoa conquiste seus objetivos e aponta que os indivíduos mais resilientes compartilham certos traços de personalidade em comum.

Características comuns de pessoas resilientes.

Christian Rocha Coelho
CEO Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *