Formas de comunicação
Existem quatro tipos de comunicação amplamente discutidos por especialistas. Considero que três deles – a comunicação passiva, agressiva e passivo-agressiva – quando utilizados em excesso ou fora de contexto, podem ser prejudiciais para a forma mais importante de comunicação: a assertiva.
Teste: A intenção não é classificar seu estilo de comunicação de forma fixa, pois tendemos a transitar entre diferentes estilos conforme a situação e necessidade. O objetivo deste exercício de autoavaliação é verificar sua tendência predominante de comunicação. Preencha com um “X” as questões abaixo e veja em qual coluna você marcou mais respostas: A, B ou C.
- Se você preencheu mais a coluna A, sua comunicação tende a ser passiva.
- Se a maioria das respostas está na coluna B, sua tendência é agressiva.
- Se a coluna C foi predominante, você tende a ter uma comunicação passivo-agressiva.
Reconhecer suas dificuldades de comunicação é o primeiro passo para alcançar a assertividade. Esse estilo permite expressar opiniões, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa. A comunicação assertiva promove relacionamentos saudáveis, reduz conflitos e melhora a autoestima, com clareza, respeito e confiança.
A conexão da psicologia com a comunicação positiva
No livro Felicidade Autêntica, Martin E. P. Seligman, diretor do Centro de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e criador do conceito de Psicologia Positiva, afirma que as crianças aprendem de maneira mais eficaz e saudável quando são incentivadas pelo reforço positivo. Ele destaca que abordagens baseadas em elogios, reconhecimento e encorajamento promovem autoconfiança, bem-estar emocional e motivação para aprender.
A comunicação positiva desempenha um papel essencial nesse processo, pois é através dela que os alunos expressam seus sentimentos e opiniões, fortalecendo os relacionamentos. A empatia e o respeito são fundamentais para interações saudáveis. Em situações de conflito, a comunicação positiva promove soluções construtivas e reduz tensões. Além disso, uma linguagem encorajadora reforça o otimismo, reconhece os sucessos e motiva, criando um ambiente que valoriza o bem-estar e a felicidade.
Uma das formas mais poderosas de comunicação positiva é o elogio. Ele aumenta a autoestima, motiva a repetição de comportamentos positivos, fortalece relacionamentos e promove a produtividade. Além disso, o elogio gera um impacto emocional positivo, melhorando o bem-estar e criando um ambiente mais construtivo e saudável.
As pessoas reagem de maneiras diferentes. Algumas são mais suscetíveis a determinados estímulos positivos em comparação a outras. As formas de valorização pessoal incluem:
Exercício – Pense em uma pessoa do seu círculo de convivência — pode ser um familiar, amigo ou colega de trabalho, de preferência alguém que esteja presente neste evento. Pegue a filipeta que disponibilizamos e anote o nome dessa pessoa. Em seguida, reflita sobre as qualidades dela e escreva, de forma breve, um elogio por realização, um elogio focado no comportamento e uma afirmação de caráter.
Depois, entregue a filipeta para essa pessoa o mais rápido possível e aproveite o momento para lhe dar um abraço caloroso!
Existem diferentes momentos, cenários e intensidades para fazer elogios, e cada forma tem um impacto distinto. Quanto mais pessoas souberem do elogio, maior será seu efeito, pois ele tende a ser amplificado, tornando-se um exemplo para os outros e ajudando a criar um ambiente mais positivo, feliz e empático.
Atividade – Cartão Maravilha – Todos os líderes da escola preenchem o Cartão Maravilha para reconhecer bons atendimentos, trabalho em equipe, participação em eventos, ou para elogiar realizações e comportamentos positivos.
O cartão é composto por duas partes destacáveis: uma é entregue ao colaborador, e a outra é colocada em uma caixa para participar de um sorteio após um determinado período. Além de promover a cultura do elogio, essa atividade incentiva as boas práticas no ambiente de trabalho.
Atividade – Mapa Afetivo – Este exercício tem como objetivo cultivar o hábito de valorizar as pessoas e desenvolver a capacidade de enxergar os aspectos positivos de cada indivíduo. Siga as orientações:
- Imprima o calendário disponível no RabbitPlay.
- Preencha os dias do mês.
- Anote o nome dos colaboradores da sua equipe. Se você for diretor, escolha um departamento ou grupo de professores de um segmento de cada vez.
- Diariamente, registre no espaço apropriado o nome da pessoa, o elogio e o motivo. Caso tenha criticado ou participado de um conflito com alguém, faça o mesmo registro.
- Seu desafio é garantir que cada colaborador receba pelo menos um elogio no mês.
- Ao final, reflita sobre quais colaboradores foram mais difíceis de elogiar e avalie o porquê dessa dificuldade.
- Este exercício ajuda a promover um ambiente mais positivo e melhorar as relações interpessoais.
Christian Coelho
CEO do Grupo Rabbit