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Hipercomunicação

A palavra “ação” está no cerne de “comunicação” porque o processo envolve uma troca ativa entre emissor e receptor. Comunicar vai além de transmitir informações; requer interação, resposta e entendimento.

A comunicação eficaz gera ações, influências e mudanças, sendo um processo contínuo cujo objetivo é promover compreensão e transformação.

Dominar habilidades de comunicação oferece aos colaboradores de uma escola vantagens essenciais: maior liberdade de expressão, transparência e confiança, que, por sua vez, aprimoram tanto os processos pedagógicos quanto a comunicação andragógica, ou seja, o diálogo com colegas, famílias e potenciais alunos. Uma comunicação de excelência constrói um ambiente de aprendizado mais acolhedor e produtivo, tornando as interações com a comunidade escolar e os alunos mais eficazes e positivas.

A comunicação é o processo geral de transmissão de informações, ideias e sentimentos. A principal forma de comunicação é a linguagem, um sistema mais estruturado e formado por símbolos e regras.

3Cs (Communication, Connectivity and Communicability) e a hipercomunicação

Estudos recentes têm abordado a comunicação e seus diferentes aspectos, dividindo-a em três conceitos principais: comunicação, conectividade e comunicabilidade. Todos estão interligados, mas possuem significados distintos e afetam de formas diferentes a dinâmica da escola.

  • Comunicação: Refere-se ao ato de trocar informações entre as partes, essencial para a interação entre alunos, professores, equipe gestora e famílias.
  • Conectividade: É a capacidade e ferramentas de conexão, que viabiliza a comunicação. No contexto escolar, inclui a infraestrutura de tecnologia, redes sociais e ferramentas digitais que permitem interações rápidas e abrangentes.
  • Comunicabilidade: Trata-se da clareza e eficácia com que as informações são transmitidas e compreendidas, reduzindo ruídos e evitando mal-entendidos.

O aumento da conectividade, com sua diversidade, alcance e velocidade, tem facilitado o fluxo de informações (comunicação) no ambiente escolar. Contudo, essa expansão também traz desafios, pois a quantidade de mensagens e a rapidez da troca de dados nem sempre favorecem a comunicabilidade. Pelo contrário, o excesso de informações pode prejudicar a compreensão, aumentar os ruídos e comprometer a escuta ativa.

Esses problemas levam a desentendimentos, falta de empatia e até polarização de opiniões, impactando negativamente a convivência e o aprendizado.

Escolas e hospitais, que dependem de interações interpessoais de alta qualidade e complexidade, são especialmente sensíveis e considerados locais de hipercomunicação.

Poucos espaços demandam tanto das nossas habilidades de comunicação como o ambiente escolar. Diariamente, as escolas são palco de interações múltiplas e variadas, envolvendo todos os membros da comunidade educacional.

A comunicação entre escola e família, entre professores e alunos, entre lideranças e colaboradores, e até entre as equipes de atendimento e possíveis novos alunos, é constante e intensa.

Essa comunicação torna-se ainda mais desafiadora porque, em muitos casos, ocorre em público — como nas reuniões de pais e em sala de aula. Além disso, para impulsionar o engajamento, é comum que mantenedores, diretores, coordenadores e professores se comuniquem também pelas redes sociais, o que adiciona uma nova camada de complexidade à comunicação no ambiente escolar.

Este conteúdo é especialmente relevante para todos os profissionais de instituições de ensino, pois, no contexto atual, a capacidade de se comunicar bem é um grande diferencial.

Hoje em dia, não basta ter conhecimento técnico, uma formação sólida e experiência: é essencial saber se comunicar.

Dados reveladores sobre a comunicação nas escolas

Uma pesquisa realizada pela Explora Tendências e Evidências (Grupo Rabbit) em outubro de 2023 com 4.800 educadores de escolas particulares clientes da Rabbit, revelou que a comunicação interna (32%) foi citada como um dos três principais aspectos a serem aprimorados, com a gestão do tempo (38%) e o manejo da ansiedade (30%).

Esses dados ressaltam o quanto a comunicação eficaz é fundamental no ambiente escolar, com impacto que ultrapassa os limites da escola e influência diretamente as relações pessoais dos educadores.

Para mais informações e dicas sobre o mercado educacional siga o Grupo Rabbit no Instagram: @gruporabbitoficial

Christian Coelho
CEO Grupo Rabbit

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