Blog Rabbit

Feedback – é importante, mas quase ninguém gosta

Sheila Heen, fundadora da Triad Consulting Group e conferencista em Direito na Harvard Law School, e Douglas Stone, professor de negociação no MIT, destacam em seu livro Obrigado pelo Feedback que o feedback é uma avaliação sobre o desempenho ou comportamento, que deve ser utilizado entre todas as pessoas que compõem o ecossistema de uma escola.

A seguir, discutiremos o feedback no contexto dos adultos, isto é, a comunicação voltada à andragogia. Alguns insights também podem ser adaptados para alunos, na pedagogia, com as devidas restrições e ajustes.

O feedback é destinado a reforçar pontos positivos ou sugerir melhorias, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano. No entanto, muitas vezes, o efeito é contrário ao desejado devido a falhas de comunicação entre quem dá e quem recebe o feedback.

Quem oferece deve ser empático e focado em soluções, e não em críticas subjetivas. E quem o recebe precisa compreender que seu objetivo e informações estão voltados para o seu desenvolvimento.

Exercício – Verifique os aspectos nos quais você precisa refletir melhor em relação a dar e receber feedback. Marque com um “X” aquelas áreas que você considera que necessitam de melhoria. Você fala ou escuta melhor?

Existe uma diferença entre crítica e feedback. E é verdade que muitas pessoas não gostam de receber críticas, mesmo as chamadas críticas construtivas. Isso ocorre porque, independentemente da intenção, a crítica envolve o julgamento.

Exercício – Conseguir proporcionar um feedback eficiente sem julgamento é um desafio para todos nós. Transforme abaixo as críticas em feedbacks:

Sugestões: 2 – Notei que você tem se distraído nas aulas. O que acha de tentarmos estratégias para melhorar sua concentração e, assim, por consequência, suas notas também? 3 – Vejo que a organização das suas tarefas tem sido um desafio. Vamos criar um plano para organizar melhor seu tempo e suas atividades?

Feedback sem comunicação não violenta

Marshall Bertram Rosenberg, psicólogo americano, destaca em seu livro Comunicação Não Violenta que as relações interpessoais devem ser baseadas em respeito, empatia e compreensão mútua. Ele afirmou que é impossível uma comunicação eficaz sem esses princípios, e isso se aplica diretamente ao feedback, que precisa ser claro, objetivo e voltado para o crescimento.

Neste livro, ele descreve quais formas de comunicação afetam negativamente a empatia.


Para mais informações – Instagram @gruporabbitoficial

Christian Coelho
CEO Grupo Rabbit

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *